Fazer trabalhos é inspirador. Li um texto, "Gestão Democrática da Escola Pública" que, infelizmente, não explicou como seria a gestão democrática da escola pública.
Entretanto, me fez refletir na, talvez, melhor forma de combater a má qualidade da educação. Vou simplificar bastante, já que o texto trata de conceitos do Marx de trabalho, bem complicados. Mas se alguém quiser, exponho, claro!
O "clímax" do texto é quando o autor explica que as lutas sindicais que os professores estão travando, imitando as lutas dos trabalhadores de empresas privadas, está fadada ao fracasso. Isso porque, para o Estado, que não retira nenhum lucro dos professores (mais-valia), e apenas gasta com esses, é muito vantajoso que os trabalhadores parem de trabalhar e façam greves, pois aí não gastariam com os seus salários (e adiciono aqui, todo o resto que a escola gasta, luz, gás, papel, etc.). Se um trabalhador de uma empresa privada parar de trabalhar, a empresa para de produzir, e, além de não gastar com o salário dos trabalhadores, terá prejuízos.
Por isso, não adianta os professores lutarem, dessa forma, pela melhoria da educação, pela melhoria dos seus salários.
A educação é, na verdade, um serviço, oferecido pelo Estado para a população. Portanto, se não adianta os professores, sozinhos, lutarem pela qualidade de educação, não haverá mudança sem o apoio da população!! É ela que irá movimentar a mudança, por pressão política. O texto é belíssimo, farei citações:
Esse tarabalho [da melhoria da qualidade do ensino] só terá importância social que justifique a atenção do Estado de modo siginificativo, a ponto de não ter outra alternativa senão investir de modo conseqüente no provimento do ensino para a população, no momento em que as vastas camadas dessa população estiverem convencidas da relevãncia de tal serviço e se puserem a reinvindicá-lo.
(...)
O professor, entretanto, pela natureza do trabalho que exerce e pelos fins a que serve a educação, precisa avançar mais, atingindo um nível de consciência e de prática política que contemplem sua articulação com os interesses dos usuários de seus serviços. (PARO, 1997, p. 36.)
Por isso, porque o trabalho bom do professor e a qualidade da educação dependem da população, a importância da escola democrática. A escola pública, se for vista como um direito de quem utiliza seus serviços, um direito que foi pago pelo meio dos impostos, será requisitada como tal. O que se vê, hoje, é, na maioria das escolas, uma pequena participação dos pais na tomada de decisão das escolas; quem toma conta da escola, efetivamente, é o Estado, supervisores, diretores, coordenadores e professores que ganham muito mal e tem que trabalhar em várias escolas. Por isso, população, junte-se à luta por uma escola de melhor qualidade! Reivindique seus direitos! Só assim haverá a real mudança tão esperada.
Termino a postagem com uma professora, Amanda Gurgel, que lutou, em uma audiência pública no RN, pela melhor qualidade do ensino, mas que, sem o apoio da população, sua luta será em vão.
Infelizmente não consegui baixar o vídeo, acho que era muito pesado, ficou horas baixando e deu erro... Mas mando o link do You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA
REFERÊNCIAS
Paro, Vitor H. (1997), A Natureza do Trabalho Pedagógico. In: Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo, Ática, p.29-37.
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