quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Papel da Educação (Começando a discussão)

Todos nós falamos que queremos a qualidade de educação. Mas sabemos o que é uma educação de qualidade?

A pergunta mais importante para se falar de educação é "Qual é o papel da educação? Qual é a sua finalidade?", pois, sem responder a essa pergunta, tudo o que falarmos sobre educação será cego, já que não se sabe aonde você quer chegar com ela.

Por exemplo, supomos que eu sou um professor e quero dar uma boa aula, pois acredito que os alunos merecem uma boa aula. Mas o que seria uma boa aula? Para alguns, uma aula que fará os alunos passarem no vestibular, para outros, uma aula que fará com que os alunos tenham senso crítico, ainda, para outros, uma boa aula seria a que prepararia o aluno para o mercado de trabalho. Ha, para Rousseau, uma aula que interferisse o mínimo possível na "natureza" do homem...

Infelizmente, por mais que se deseje que uma boa aula contenha tudo isso, a maioria das definições de uma aula boa se contradizem, essas se contradizem, se analizarmos de perto. Uma, a primeira, acredita que a finalidade da educação é "investir" no aluno para que ele possa competir com os outros para entrar numa universidade boa, que vá lhe trazer, no futuro, bons ganhos, ou seja, grana. Normalmente, quem pensa na educação para passar no vestibular, infelizmente, são apenas as classes altas, que tem possibilidade de passarem pelo filtro (ou funil) que é o vestibular.

A terceira definição, que prepararia o aluno para o mercado de trabalho, infelizmente, também, está presente no ideário das classes mais baixas, que não tem esperança de que vá passar em um vestibular ou pagar uma universidade privada. Aqui, escancara-se a dualidade do ensino brasileiro, que, apesar de ter conseguido colocar a grande maioria das crianças na escola básica, ocorre na passagem do E.M. para a faculdade. Essa visão, entretanto, de preparar o aluno para o mercado de trabalho, também é uma visão que vê a educação como um investimento, percebe? Quem acabar a escola básica bem feita, terá um "investimento", que aumentará as suas chances de um bom emprego, se falar bem, escrever bem...

Para resolver o problema da dualidade do ensino, vários autores pensaram em como diminuir a desigualdade nas escolas, autores que provavelmente aparecerão ao longo do blog. Autores, como Bourdie, que explicaram como ocorre a dualidade, e tentaram resolvê-la.

Mas o que queremos para a educação é somente isso? Preparar "Another Brick in the Wall"*, para citar Pink Floyd? Dessa forma, pensando a educação apenas um investimento para com que todos tenham a mesma chance de competir no mercado de trabalho de forma "igual", reduzimos o que significa a palavra educação.


(Continua no próximo post...)




*Postei um vídeo deles com essa música, muito bom! Está no post "Escola para Todos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário